quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mangá X Animê

Quem nunca ouviu falar nessas palavras, certamente esse alguém vive em uma bolha. Ainda mais com Naruto virando modinha, Dragon Ball e Pokémon (em um passado não-tão-distante).
Antes de tudo (porque "de mais nada", segundo "Jotam", é clichê), vamos esclarecer as diferenças entre mangá e animê, pois tem muita gente que ainda confunde esses termos, dizendo pérolas como "vou assistir mangá".
Bem, mangá é uma coisa japonesa. É, acho que a maioria já sabia disso, mas vamos por partes. É oriundo da palavra japonesa 漫画, que significa, literalmente, "história(s) em quadrinhos".
Animê também é uma coisa japonesa (nossa, que coincidência! ¬¬'). Oriundo da palavra japonesa アニメ, significa, literalmente, desenho(s) animado(s). Resumidamente, mangá está em papel e animê está na TV! Entendeu?
Agora, sabe por que que tem gente que confunde esses termos? Porque parte dos mangás acabam virando animês (ou seja, quando eles fazem sucesso lá no Japão eles saem do papel e vão pra TV).
Querem alguns exemplos? Tá bom, veja essa listinha que eu fiz:

* Naruto (esse já tem mangá e animê traduzidos para o português)
* Bleach (idem)
* One Piece (o mangá eu não tenho certeza se já tem traduzido aqui no Brasil [tenho quase certeza que sim, mas não vou sair afirmando, né?], mas o animê durou pouco na TV brasileira. O porquê, eu não sei. One Piece é um dos melhores em minha opinião! Claro, no início era bem infantil, mas a história é tão bem tramada e... Bah, vou falar disso depois!!)
* Sakura Card Captors

Claaaro que, antes de sair escolhendo uma mangá para ler você tem que conferir seu gênero. É que nem escolher entre um livro de mistério, suspense, romântico, essas coisas. Mas nos mangás essas categorias são bem mais amplas.
Veja alguns desses gêneros abaixo:

* Shoujo: também conhecido como shojo, é o tipo de mangá que tem como alvo as garotas. A história se centra em romance e em amor. Geralmente (mentira! Na verdade, na grande parte das vezes), esse amor é o idealista, tipo no estilo Crepúsculo, sabe? Está também bem relacionado aos gêneros de romance e de drama. Exemplos: Skip Beat!, Vampire Knight, Ouran Hight School Host Club, Gakuen Alice.
* Shounen: também conhecido como shonen, é o tipo que tem como alvo os garotos. É como se fosse a versão masculina do gênero shoujo. A história se centra em lutas e ações. E, já que tem luta e ação, certamente tem um pouco de sangue. Está bem relacionado aos gêneros de ação, aventura e artes marciais. É óbvio que as garotas também podem ler esse gênero quanto se cansarem (e isso acontece muito facilmente) dos romances açucarados dos shoujos e passarem a querer ver um pouco de sangue! >:) Exemplos: Naruto, One Piece, Bleach, Dragon Ball.
* Shounen-Ai: é quase um sinônimo de yaoi. Reconhece esse termo? Não? Simplificando: é um gênero de "amor entre garotos". Éah. Um mangá com cenas homossexuais. Imagine só se você tivesse comprado um mangá desse tipo sem querer? Eu imitaria o Nelson, dos Simpsons, e riria de você. Há-há! Há-há! Bom, não é um gênero tão famoso assim (e eu nem leio), então eu não sei que exemplo botar.
* Shoujo-Ai: é quase um sinônimo de yuri. Já deu para pegar a ideia, né? "Amor entre garotas". Também, não sei de exemplos para dar.
* Josei: esse gênero tem como alvo mulheres mais maturas. Ao contrário do shoujo, o romance no josei é mais realístico e menos idealizado. A linha da história é mais explícita e matura. Também não sei que exemplos dar, pois nunca achei um.
* Seinen: tem como alvo homens mais maturos. Sim, é o equivalente masculino de josei. Os títulos de mangás seinen são mais, uh, sombrios e tristes (na falta de adjetivos melhores) do que os shonens.
* Mecha: esse tipo de mangá se centra ao redor de robôs. Exemplo: Code Geass.
* Harem: é, é esse gênero que dá fama aos japoneses de "tarados". É relacionado quase sempre (tipo, 99,99% das vezes) com o hentai. esse tipo de mangá que envolve um personagem masculino e uma montanha de personagens femininas (na grande maioria das vezes, elas se sentem atraídas pelo personagem masculino). Às vezes ocorre o contrário: a história pode ter uma só personagem feminina e uma montanha de personagens masculinas. A isso se dá o nome de "Harem invertido". Não, nunca li uma coisa dessas e não vou dar exemplo algum.

Agora, vou dar algumas expressões que aparecem com frequência nos mangás e que, geralmente, não tem uma tradução literal. Inclusive nos sites em que se traduzem os mangás eles preferem deixar alguns desses termos em japonês mesmo.
São eles:

* Kawaii: significa "fofo", "bonito". É um adjetivo largamente utilizado nos animês e mangás e por seus fãs.
* Chibi: significa "baixinho". É usado para irritar as pessoas baixinhas, mas também é usado para designar um estilo de desenho que aparece nos mangás e animês para obter um efeito cômico ou mais sentimental. Um traço marcante dos chibi é que quase sempre não é desenhado o nariz, o traço da boca nem sempre é finalizado e os traços em geral são bem simplificados.
* Bishoujo: significa "menina bonita" e é usado para designar garotas jovens e bonitas. Sabem o animê "Sailor Moon"? O nome em japonês dele é "Bishoujo Senshi Sailor Moon". Curiosidades. :]
* Omake: são uns extras dos animês, ou seja, uns mini episódios que não interferem com a história do animê. Geralmente é para provocar o riso.
* Tsundere: isso aparece até que demais. Não tem uma tradução literal, mas uma aproximada é "hipócrita". Tsundere é a personalidade ou a própria pessoa que tem uma atitude inicialmente agressiva e que depois alterna para uma mais amável.
* Moe: também não tem uma tradução literal, pois é uma gíria. Existem várias interpretações para essa gíria. Moe pode significar um sentimento protetivo direcionado a um personagem feminino, mas também pode ser usado para referir-se personalidades inocentes, fofas com uma personalidade adorável.
* Otaku: é o termo que expressa os fãs de animês.

Bom, pessoas. O tutorial otaku da Anny acabou! Agora, vão viver suas vidas lendo e assistindo milhões de Animês e Mangás!!

4 comentários:

  1. Sua inútchál do mal!
    Ninguém quer ler esse post! nem mesmo a nárnia jurídica!
    Vc sujou a imagem XINELO do blog! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    feiossa

    ResponderExcluir
  2. :O
    mas vc leu, se chegou até o final para comentar... ¬¬'
    vc é q é inútil, pois nunk + postou alguma coisa no blog! é sempre eu quem posto, lelik! vc devia usar esse tempo q gasta fazendo comentários inúteis escrevendo algum post melhor do que ESSE que eu fiz acima, tá? LELIKOSA :]

    ResponderExcluir
  3. dã, n li não! só comentei ¬¬'
    estou muuuuito ocupada lendo TWINCEST!

    ResponderExcluir
  4. :O
    TWINS LOVE SUCKS! (just because iza likes it :D )

    ResponderExcluir